23/01/2011

Almeida Garrett - Vida e Obra

Como vamos estudar a peça Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, comecemos por ver a vida e obra do autor:
  
     Dramaturgo, poeta, romancista e político, Almeida Garrett foi um inovador da escrita e da composição literária do século XIX. Na conturbada vida política da primeira metade do século, distinguiu-se como jornalista, deputado e ministro. Foram as suas responsabilidades políticas que o levaram a fundar o Teatro Nacional (hoje Teatro Nacional D. Maria II) e o Conservatório.
     Na sua actividade de dramaturgo, propõe-se criar um repertório dramático português. Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal. Na poesia, é dos primeiros a libertar-se dos cânones clássicos e a introduzir em Portugal a nova estética romântica.
    


João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, em 1820 participou, como líder da classe estudantil, da Revolução Liberal. Em 1821, após concluir o curso de Direito na Faculdade de Coimbra, publicou o poema "Retrato de Vénus" e depois foi processado por obscenidade. Após o golpe de 1822, no qual o liberalismo foi derrotado, Garrett partiu para o exílio na Inglaterra, de onde regressou somente em 1826. Durante o exílio, influenciado pelas obras de Walter Scott e Lord Byron, compôs os poemas "Camões" e "Dona Branca". Essas obras foram publicadas em 1824 e são consideradas o marco inicial do Romantismo em Portugal.
Garrett voltou a Portugal em 1832, integrando o exército de D. Pedro, no cerco à cidade do Porto. Entre 1833 e 1836, foi cônsul geral na Bélgica.
Após a Revolução de Setembro, foi encarregado de organizar um plano de um teatro nacional, que veio a promover. Em 1851 recebeu o título de Visconde de Almeida Garrett. 
Da sua vasta obra literária destacam-se a peça de teatro "Frei Luís de Sousa" (1844), o romance "Viagens da Minha Terra" (1846) e a colectânea de poemas líricos "Folhas Caídas" (1853).

para imprimir este texto, carrega AQUI

2 comentários:

  1. Desculpe a pergunta mas, dá aulas com a Professora Elsa Giraldo?

    ResponderEliminar
  2. Não, Catarina, não dou aulas com a profª Elsa Giraldo. Mas aprecio bastante as suas fichas de trabalho, vejo nelas muita qualidade, por isso publico algumas delas nos meus blogues (sempre respeitando a sua autoria)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails